Pesquisar este blog

Busca no Blog

Contador de Visitas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Tipos De Flexibilidade

A flexibilidade pode ser diferenciada em flexibilidade geral e específica, ativa e passiva, e ainda em flexibilidade estática.
Fala-se de flexibilidade geral quando se tratar de flexibilidade em grande extensão dos principais sistemas articulares ( ombro, quadris, coluna vertebral ). A extensão de execução desta "flexibilidade" é um parametro relativo, pois depende do nível de desempenho do esportista ( esportista amador que pratica esporte nas horas vagas ou um esportista profissional de alto desempenho ) (Martim 1977).
A flexibilidade específica refere-se a determinadas articulações. Ex.: atletas de corrida com barreiras devem ter boa flexibilidade nos quadris.
Flexibilidade ativa é a maior amplitude de movimento conseguida em uma articulação pela contração dos agonistas - e, naturalmente, pelo relaxamento dos antagonistas.
Flexibilidade passiva é a maior amplitude de movimento conseguida em uma articulação com o auxílio de forças externas (auxílio de um parceiro ou de aparelhos) devido à capacidade de extensão e de relaxamento dos antagonistas (vide Harre 1976).

Um comentário: